Medidor de vazão de engrenagem oval

Aplicação


O medidor de vazão de engrenagem oval é adequado para medição de vazão volumétrica de fluidos líquidos com alta precisão. São equipamentos compactos de fácil instalação. Algumas aplicações típicas são para controle e monitoramento de processo, dosagem de injeção de aditivos e controle de batelada. Os principais fluidos medidos são:

• produtos químicos, solvente, soda cáustica, hidróxido de sódio
• óleo pesado, graxa
• tinta, resina, goma, cera, glicerina
• diesel, gasolina, metanol, álcool metílico
• azeite, óleo de soja, xarope
• perfume, substância aromática

Princípio de funcionamento


O medidor de vazão do tipo engrenagens ovais funciona por meio do princípio de deslocamento positivo, no qual o fluido a ser medido empurra as engrenagens fazendo com que elas girem. Cada volta das engrenagens corresponde a um volume específico de líquido para cada medidor, que dá origem ao valor do fator K. Geralmente, estes medidores possuem um sensor que capta a volta de uma das engrenagens, o que gera um sinal pulsado em sua saída. Então, o fator k é apresentado como volume/pulso. A Figura abaixo mostra a sequência de ação das engrenagens e do fluido.
Este medidor trabalha com mecânica justa, portanto o líquido a ser medido deve estar limpo, ou seja, livre de materiais sólidos, daí a importância de instalação de um filtro à montante do medidor.

Principais características


Precisão: ± 0,5%
Repetibilidade: 0,1%
Mínima vazão possível: 0,5 ml/min
Materiais de construção: aço inox 316, alumínio anodizado ou plástico
Conexão ao processo: rosca ou flangeado (dependendo do tamanho)
Dimensões da conexão ao processo:1/8 a 2" para a versão micro e de 2" até 8" para os medidores maiores