Hidrômetro
Aplicações
Além da medição do consumo residencial, aplicação que é bem conhecida, o hidrômetro também é um instrumento muito utilizado na indústria e, principalmente, na agricultura.
Sua característica construtiva o torna um medidor simples, robusto e que depende de poucos requisitos para instalação, por exemplo, não tem a necessidade de alimentação de energia elétrica.
As principais aplicações são:
• captação de água
• consumo e controle em irrigação
• consumo de linha de produção
• entrada e saída de reservatório
Princípio de funcionamento
Os hidrômetros mais comuns têm uma hélice ou turbina na qual se posiciona um ou mais jatos de água movimentando-a. Após esse contato, o girar da hélice/turbina transfere os movimentos mecanicamente ao conjunto de engrenagens por um eixo que atravessa uma placa, separando a parte seca da parte molhada, até chegar à relojoaria do conjunto registrador, que indica o volume consumido.
Como opção, existe a possibilidade de instalação de um sensor do tipo reed e um conjunto com uma relojoaria preparada para gerar pulsos na medida em que o indicador de volumes mais baixo for girando, como um pulso a cada 100 litros ou a cada 1 metro cúbico.
Principais características
Todos os componentes são feitos de materiais de alta resistência e qualidade, plásticos técnicos e um corpo de ferro fundido com revestimento de epóxi para prevenir contra corrosão.
Grau de proteção do conjunto registrador: IP68
Pressão máxima de trabalho: 16 bar padrão
Temperatura máxima do líquido: 50ºC
Corpo: ferro fundido
Conexão: rosca ou flange
Saída: pulso